Videoaula
- Videoaula 7
- Material 1
Outros Conteúdos da Aula
Congruência de triângulos
Nesta aula apresentamos os casos de congruências de triângulos: LAL, LLL, ALA e LAA. Também observamos que, em geral, ALL não é um caso de congruência, mas é um caso de congruência quando o ângulo é reto.
Triângulos isósceles e paralelogramos pela metade
Utilizando o conceito de congruência de triângulos mostramos que um triângulo tem dois lados iguais se, e somente se, tem dois ângulos iguais. Além disso, mostramos que ao dividir um paralelogramo por uma de suas diagonais obtemos dois triângulos congruentes.
Circuncentro e Ortocentro
Mostramos que, em um triângulo qualquer, as três mediatrizes se encontram em um único ponto, chamado de circuncentro; e as três alturas se encontram em um único ponto, chamado de ortocentro.
Triângulos equiláteros colados aos lados
Problema 1. ABCD é um quadrado. Pontos E e F, externos ao quadrado são tais BCE e DCF são triângulos equiláteros. Mostre o triângulo AEF é equilátero. Problema 2. Externamente a um triângulo ABC construímos três triângulos equiláteros AMB, BNC e CPA. Mostre que os segmentos NA, BP e CM são congruentes. Desafio adicional. No Problema 2, mostre que essas três retas se encontram em um mesmo ponto.
Quadrados colados aos lados
Problema 1. Externamente a um paralelogramo ABCD construímos quatro quadrados, com lados comuns aos lados do paralelogramo. Sejam X, Y, Z e W os centros desses quadrados. Mostre que XYZW é um quadrado. Problema 2. ABCD e AECF são paralelogramos. Mostre que BE é paralelo a DF.
Problemas envolvendo congruência de triângulos
Problema 1: começamos com um triângulo isósceles [tex]ABC[/tex] onde [tex]AB=AC[/tex] e o ângulo [tex]A[/tex] mede [tex]36^\circ[/tex]. Traçamos a bissetriz partindo do ponto [tex]B[/tex] até alcançar o ponto [tex]D[/tex]. Formamos assim o triângulo [tex]BDC[/tex] e traçamos a bissetriz partindo do ponto [tex]D[/tex] até alcançar o ponto [tex]P[/tex]. Construímos o ponto [tex]R[/tex] simétrico ao ponto [tex]P[/tex] com relação ao ponto [tex]B[/tex]. Queremos provar que [tex]DR=AP[/tex]. Problema 2: começamos com os pontos [tex]A[/tex], [tex]B[/tex] e [tex]C[/tex] colineares e construímos dois pontos [tex]C_1[/tex] e [tex]A_1[/tex] de tal modo que os triângulos [tex]ABC_1[/tex] e [tex]A_1BC[/tex] sejam equiláteros. Construímos os segmentos [tex]CC_1[/tex] e [tex]AA_1[/tex]. Sejam [tex]M[/tex] e [tex]N[/tex] os pontos médios dos segmentos [tex]AA_1[/tex] e [tex]CC_1[/tex] respectivamente. Queremos provar que o triângulo [tex]MNB[/tex] é equilátero.
Construções envolvendo triângulos congruentes
Problema 1: começamos com um quadrado ABCD. No lado BC pegamos um ponto E e no lado DC pegamos um ponto F de tal modo que EC+CF=AB. Também é dado que o ângulo FAE é igual a 27°. O objetivo é encontrar a soma dos ângulos FBC e EDC. Problema 2: começamos com um triângulo equilátero ABC. Para fora de ABC construímos pontos D, E e F de tal modo que AD=DC=CE=EB=BF=FA. Queremos provar que o triângulo DEF é equilátero.